Livros

Educação Matemática - da Teoria à Pratica

Educação Matemática - da Teoria à Pratica

  • Autor: Ubiratan D`Ambrosio
  • Publicação: Brasil
  • Editorial: Papirus Editora
  • ISBN: 978-85-308-0410-7
  • Lançamento: 27/07/2016
  • 1ª Edição: 1996
  • Páginas: 112
  • Volume: 23
Sinopse:

A proposta dessa obra é “a adoção de uma nova postura educacional, a busca de um novo paradigma de educação, que substitua o já desgastado ensino-aprendizagem baseado numa relação obsoleta de causa-efeito”.

Nos primeiros capítulos, o autor faz considerações de caráter geral, abordando aspectos da cognição, da natureza da matemática e questões teóricas da educação. Em seguida, discute temas mais diretamente ligados à sala de aula e às inovações na prática docente, propondo reflexões sobre a matemática. Fonte

Uma História Concisa da Matemática no Brasil

Uma História Concisa da Matemática no Brasil

  • Autor: Ubiratan D`Ambrosio
  • Publicação: Brasil
  • Editorial: Editora Vozes
  • ISBN: 978-85-326-3691-1
  • Lançamento: 2011
  • 1ª Edição: 2008
  • Páginas: 128
  • Volume: 2
Sinopse:

É comum lermos que o Brasil apresenta um dos piores índices de aproveitamento escolar do mundo, particularmente em Matemática. Contraditoriamente, é sabido que estudantes brasileiros participam, com muito bom desempenho, das Olimpíadas Internacionais de Matemática, e que muitos matemáticos brasileiros se destacam internacionalmente. De fato, os países que integram a União Matemática Internacional, são classificados em cinco grupos, de acordo com o volume e qualidade da sua produção científica e o Brasil está no Grupo IV, superando importantes nações européias. A cultura brasileira, com sua riqueza, é desconcertante e hoje conseguimos destaque com nossa produção científica e tecnológica. Fonte

Ethnomatematics

Ethnomatematics

  • Autor: Ubiratan D`Ambrosio
  • Publicação: Noruega
  • Editorial: Sense Publishers
  • ISBN: 978-90-778-7476-93
  • Lançamento: 2006
  • 1ª Edição: 2006
  • Páginas: 102
  • Volume: 1
Sinopse:

In this book, Ubiratan D’Ambrosio presents his most recent thoughts on ethnomathematics – a sub-field of mathematics history and mathematics education for which he is widely recognized to be one of the founding fathers. In a clear, concise format, he outlines the aim of the Program Ethnomathematics, which is to understand mathematical knowing/doing throughout history, within the context of different groups, communities, peoples and nations, focusing on the cycle of mathematical knowledge: its generation, its intellectual and social organization, and its diffusion. While not rejecting the importance of modern academic mathematics, it is viewed as but one among many existing ethnomathematics. Offering concrete examples and ideas for mathematics teachers and researchers, D’Ambrosio makes an eloquent appeal for an entirely new approach to conceptualizing mathematics knowledge and education that embraces diversity and addresses the urgent need to provide youth with the necessary tools to become ethical, creative, critical individuals prepared to participate in the emerging planetary society. Fonte

Da Realidade à Ação - Reflexões sobre Educação de Matemática

Da Realidade à Ação - Reflexões sobre Educação de Matemática

  • Autor: Ubiratan D`Ambrosio
  • Publicação: Brasil
  • Editorial: Grupo Editorial Summus
  • ISBN: 978-85-323-0250-2
  • 1ª Edição: 1986
  • Páginas: 120
  • Volume: 6
Sinopse:

Um enfoque crítico do que se faz em diferentes sistemas educacionais na educação matemática. O livro reflete a experiência do autor em congressos internacionais e a sua atuação docente. É uma reflexão necessária e oportuna para os interessados no relacionamento entre matemática e bem-estar social. Co-edição com a Editora da UNICAMP. Fonte

Transdisciplinaridade

Transdisciplinaridade

  • Autor: Ubiratan D`Ambrosio
  • Publicação: Brasil
  • Editorial: Palas Athena
  • ISBN: 978-85-724-2015-0
  • Lançamento: 1/12/1997
  • 1ª Edição: 1997
  • Páginas: 176
  • Volume: 2
Sinopse:

Uma postura transcultural de respeito pelas diferenças, solidariedade na satisfação das necessidades fundamentais, convivência harmônica com a natureza – no reconhecimento de que não há espaço nem tempo culturais privilegiados que permitam julgar e hierarquizar, como mais corretos ou verdadeiros, complexos de explicações e de convívio com a realidade. Não constitui uma nova filosofia, nem uma nova metafísica, tampouco uma ciência das ciências, muito menos uma nova atitude religiosa. Fonte

A Era da Consciência

A Era da Consciência

  • Autor: Ubiratan D`Ambrosio
  • Publicação: Brasil
  • Editorial: Fundação Petrópolis
  • ISBN: 978-85-856-6314-8
  • 1ª Edição: 1997
  • Páginas: 56
  • Volume: 1
Sinopse:

Ubiratan D’Ambrósio constrói, neste livro que é a transcrição de uma de suas palestras, um novo olhar sobre a história evolutiva da humanidade e seus valores. O autor propõe uma reflexão sobre o papel do homem na sociedade desde o Homo sapiens, quando ele começa a falar e a arremessar coisas, até a organização das comunidades e a estruturação das civilizações, e resgatar o sentido da educação. Fonte

Etnomatemática

Etnomatemática

  • Autor: Ubiratan D`Ambrosio
  • Publicação: Brasil
  • Editorial: Autêntica
  • ISBN: 978-85-752-6019-7
  • Lançamento: 08/06/2007
  • 1ª Edição: 2006
  • Páginas: 112
  • Volume: 5
Sinopse:

Ubiratan D`Ambrosio apresenta, neste livro, seus mais recentes pensamentos sobre Etnomatemática, uma tendência da qual é um dos fundadores. Ele propicia ao leitor uma análise do papel da Matemática na Cultura Ocidental e da noção de que Matemática é apenas uma forma de Etno-Matemática. O autor discute como a análise desenvolvida é relevante para a sala de aula. Faz ainda um apanhado de diversos trabalhos, já desenvolvidos no país e no exterior, dentro dessa área. Fonte