Publicações de 2005

Publicações por ano

Artigos completos publicados em periódicos

  • D´AMBROSIO, U.. Educació matemática, etnomatemàtica i pau. Perspectiva Escolar, n. 284, p. 15-22, 2005.

  • D´AMBROSIO, U.. Escolas: espaços de construção da paz. Cultura Educação e Comunicação, v. 15, p. 4-4, 2005.

  • D´AMBROSIO, U.. Sustentabilidade e Transdisciplinaridade. Saneas (São Paulo), v. 2, n. 20, p. 7-9, 2005.

  • D´AMBROSIO, U.. Le tour du monde en 80 mathématiques, Pour la Science. Mathématiques Exotiques, v. 47, p. 2-5, 2005.

  • D´AMBROSIO, U.. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa (USP), v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005.

  • D´AMBROSIO, U.. Volta ao mundo em 80 matemáticas. Scientific American Brasil (Edição Especial), v. 11, p. 6-9, 2005.

  • D´AMBROSIO, U.. Albert Einstein e sua atuação para a Paz. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 5, n. 10, p. 1-17, 2005.

  • D´AMBROSIO, U.. Armadilhas da Mesmice em Educação Matemática. Bolema (Rio Claro), v. 24, p. 95-109, 2005.

  • D´AMBROSIO, U.. Etnometodologia, Etnomatemática, Transdisciplinaridade: embasamento crítico-filosófico comuns e tendências atuais. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 1, n. 1, p. 155-167, 2005.

  • D´AMBROSIO, U.. O Programa Etnomatemática como uma proposta de reconhecimento de outras formas culturais. Yupana (Santa Fe), v. 2, n. 5, p. 63-71, 2005.

  • D´AMBROSIO, U.. Science in History: Latin América. Science Technology And Society An Encyclopedia, v. 1, p. 524-530, 2005.

Capítulos de livros publicados

  • D´AMBROSIO, U.. Prefácio: Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking Information and Communication Technologies, Modeling, Experimentation and Visualization. In: Marcelo de Carvalho Borba; Mónica E. Villarreal (Org.). Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking Information and Communication Technologies, Modeling, Experimentation and Visualization - Series: Mathematics Education Library. São Paulo: Springer/Kluwer, 2005, p. 13-15.

  • D´AMBROSIO, U.. Lecturas de Etnomatemáticas, traducción de Socio-Cultural Bases of Mathematics Education. In: Maria Luiza Oliversas (Org.). . Granada: Electronic Form, 2005, p. -.

  • D´AMBROSIO, U.. Sobre o CIBEM. Uma reflexão a partir dos modelos de desenvolvimento das Américas e seus reflexos na educação. In: Henrique Manuel Gonçalves; Lurdes Serrazina (Org.). V CIBEM/Quinto Congresso Ibero-americano de Educação Matemática Conferências. Porto: Associação de Professores de Matemática, 2005, p. 9-18.

  • D´AMBROSIO, U.. Paulo Abrantes: em memória, Educação Matemática: Caminhos e Encruzilhadas. In: Leonor Santos; Ana Paula Canavarro; Joana Brocardo (Org.). Actas do Encontro internacional em homenagem a Paulo Abrantes. Lisboa: 972-8768-20-6, 2005, p. 319-324.

  • D´AMBROSIO, U.. Prefácio: Epistemologia e Didática da Matemática. In: Bruno D’Amore (Org.). Epistemologia e Didática da Matemática. São Paulo: Escrituras Editora, 2005, p. 9-12.

  • D´AMBROSIO, U.. Uma Mente Brilhante. John Forbes Nash Jr. In: Bernardo Jefferson de Oliveira (Org.). História da Ciência no Cinema. Belo Horizonte: Argumentum, 2005, p. 111-130.

  • D´AMBROSIO, U.. Investimentos em educação, ciência e tecnologia. In: Jorge Wertheim; Célio da Cunha (Org.). Educação Científica e Desenvolvimento. O Que Pensam os Cientistas. Brasília: UNESCO/Instituto Sangari, 2005, p. 203-217.

  • D´AMBROSIO, U.. Prefácio: Etnomatemática. In: Charoula Stathopoulu (Org.). Etnomatemática. Atenas: Editora ATRAPOS, 2005, p. 10-17.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

  • D´AMBROSIO, U.. Sobre o CIBEM. In: Quinto Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, 2005, Porto. Programa do V CIBEM/Quinto Congresso Ibero-americano de Educação Matemática. Porto: Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, 2005. p. 7-8

  • D´AMBROSIO, U.. Para uma História da Etnomatemática ou A Matemática dos Não-Matemáticos. In: I Colóquio Brasileiro de História da Matemática e IV Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2005, Natal. Anais do I Colóquio Brasileiro de História da Matemática e IV Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. Natal: SBHMat/Editora da UFRN, 2005. p. 188-213