Publicações de 2012

Publicações por ano

Artigos completos publicados em periódicos

  • D´AMBROSIO, U.. Mathematicians, Mathematics Educators and the State of the World. REDIMAT- Revista de investigación en didáctica de las matemáticas, v. 1, p. 05-28, 2012.

  • D´AMBROSIO, U.. An Ethnomathematics View of Space Occupation and Urban Culture. Journal of Mathematics and Culture, v. 1, p. 1-19, 2012.

  • D´AMBROSIO, U.. Bicentenário de Évariste Galois: lições sobre historiografia. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 11, p. 63-72, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições

  • D´AMBROSIO, U.. Cultura de Paz e a Luta pela Sobrevivência. 1. ed. São Paulo: TRION Centro de Estudos Marina e Martin Harvey Editorial e Comercial, 2012.

  • D´AMBROSIO, U.. Educação Matemática. Da Teoria à Prática. 23. ed. Campinas: Editora Papirus, 2012.

  • D´AMBROSIO, U.. Transdisciplinaridade. 3. ed. São Paulo: Palas Athena, 2012.

  • D´AMBROSIO, U.. Teaching Mathematics for Social Justice. Conversations with Educators. 1. ed. Reston, VA: NCTM/National Council of Teachers of Mathematics, 2012.

  • D´AMBROSIO, U.. Formação de valores. Um enfoque transdisciplinar, Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

  • FONSECA, L.; D´AMBROSIO, U.. Funções Trigonométricas. Elementos ?De? & ?Para? uma Engenharia Didática. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2012.

  • CRUZ, W. J.; D´AMBROSIO, U.. Corpo Ordenado Completo:Um convite ao professor de matemática. 1. ed. Barbacena: Editora do autor, 2012.

  • FIGUEIRA, E.; JUNQUEIRA, S.; D´AMBROSIO, U.. Desafios atuais para a educação cristã, Teologia e Educação: Educar para a caridade e a solideriedade. 1. ed. São paulo: Paulinas, 2012.

  • D´AMBROSIO, U.. Matemática na transição das disciplinas para a trandisciplinaridade, História e Filosofia da Ciência no Cone Sul: Seleção de Trabalhos do 7º Encontro da AFHIC- Selección de Trabajos del 7º Encuentro del AFHIC. 1. ed. Porto Alegre: Entrementes, 2012.

Capítulos de livros publicados

  • D´AMBROSIO, U.. A Broad Concept of Social Justice. In: David Stinson and Anita Wager (Org.). Teaching Mathematics for Social Justice. Conversations with Educators. Vancouver: NCTM/National Council of Teachers of Mathematics, 2012, p. 201-213.

  • D´AMBROSIO, U.. Recherche scientifique, plasticite et transdisciplinarite: une chaire transdisciplinaire possible dans les universites. In: Silvia Guetta et Antonella Verdiani (Org.). La Communaute de pratiques comme outil de dialogue interreligieux et interculturel. Firenze: Firenze University Press, 2012, p. 119-196.

  • D´AMBROSIO, U.. Desafios atuais para a educação cristã. In: Eulálio Figueira e Sérgio Junqueira (Org.). Teologia e Educação. Educar para a caridade e a solideriedade. São Paulo: Paulinas, 2012, p. 259-272.

  • D´AMBROSIO, U.. Matemática na transição das disciplinas para a trandisciplinaridade. In: Cibelle Celestino Silva e Luis Salvatico (Org.). História e Filosofia da Ciência no Cone Sul: Seleção de Trabalhos do 7º Encontro da AFHIC- Selección de Trabajos del 7º Encuentro del AFHIC. Porto Alegre: Entrementes Editorial, 2012, p. 565-571.

Textos em jornais de notícias/revistas

  • D´AMBROSIO, U.. Mathematicians, Mathematics Educators and the State of the World. REDIMAT- Revista de investigación en didáctica de las matemáticas, Hipatia Press, Barcelona, p. 05-28.

  • D´AMBROSIO, U.. Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e na Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa (Online), PUC São Paulo, p. 336-347.

  • D´AMBROSIO, U.. The Program Ethnomathematics: the theoretical basis and dynamics of cultural encounters, Cosmópolis. A Review of Cosmopolitics, Bruxelles, p. 13-41.