Publicações de 2011

Publicações por ano

Artigos completos publicados em periódicos

  • D´AMBROSIO, U.. Matemática e Cultura. Pátio - Ensino Fundamental, v. XV, p. 6-9, 2011.

  • D´AMBROSIO, U.. A busca da paz como responsabilidade dos matemáticos. Cuadernos de Investigacion y Formacion en Educacion Matemática, v. 6, p. 201-215, 2011.

  • D´AMBROSIO, U.. Considerações sobre o Ensino Atual da Matemática. Cuadernos de Investigacion y Formacion en Educacion Matemática, v. 6, p. 219-224, 2011.

  • D´AMBROSIO, U.. Sobre o Programa de Matemática no curso ginasial e seu desenvolvimento. Cuadernos de Investigacion y Formacion en Educacion Matemática, v. 6, p. 225-232, 2011.

  • D´AMBROSIO, U.. Álgebra Moderna e a Escola Secundária. Cuadernos de Investigacion y Formacion en Educacion Matemática, v. 6, p. 233-240, 2011.

  • D´AMBROSIO, U.. A busca da paz: responsabilidade de matemáticos, cientistas e engenheiros. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 9, p. 66-77, 2011.

  • D´AMBROSIO, U.. Universidades y Transdisciplinariedad. CEU Arkos La Universidad Vallartense, v. X, p. 05-17, 2011.

  • D´AMBROSIO, U.. A Transdisciplinaridade como uma Resposta à Sustentabilidade. Revista Terceiro Incluído, v. 1, p. 1-13, 2011.

  • D´AMBROSIO, U.. Review of G.E.R. Lloyd: Disciplines in the making: Cross-cultural perspectives on Elites, Learning and Innovation. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 11, p. 121-129, 2011.

  • D´AMBROSIO, U.. Fenomenologia e etnomatemática: para além das grades da gaiola. IHU On-Line (UNISINOS. Online), v. 378, p. 39-40, 2011.

  • D´AMBROSIO, U.; TRIVIZOLI, L. M.; Santos, Evelaine C.; LEAO, M.. A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 25, p. 99-124, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições

  • D´AMBROSIO, U.. Educação para uma Sociedade em Transição. 2. ed. Natal - RN: Editora da UFRN, 2011.

  • D´AMBROSIO, U.. Uma Síntese Sociocultural da História da Matemática. 1. ed. São Paulo - SP: PROEM Editora, 2011.

  • D´AMBROSIO, U.. Ea, Pitágoras e Avatar: cenários Distintos em Matemática. São Paulo: Arte-Livros Editora, 2011.

  • D´AMBROSIO, U.; Mesquita, M.; Restivo, S.. Asphalt Children and City Streets. A Life, a City and a Case Study of History Culture and Ethnomathematics in São Paulo. Rotherdam: Sense Publishers, 2011.

  • D´AMBROSIO, U.; LOISEL, M. T.; DEBONO, M.; LOISEL, P.; GHILS, P.. Recherche scientifique, plasticite et transdisciplinarite: une chaire transdisciplinaire possible dans les universites, La Communaute de pratiques comme outil de dialogue interreligieux et interculturel. 82. ed. Firenze: Firenze University Press, 2011.

Capítulos de livros publicados

  • D´AMBROSIO, U.; SABBA, CLAUDIA G.. Una Mirada Etnomatemática sobre la Cuestión de la Idea de Multiplicar,. In: Masami Isoda; Raimundo Olfos (Org.). Enseñanza de la Multiplicación: Desde el estudio de Clases Japonés a las Propuestas Iberoamericanas. Valparaiso - Chile: Ediciones Universitarias de Valparaiso - PUC de Valparaiso, 2011, p. 303-319.

  • D´AMBROSIO, U.. A Nonkilling Mathematics?. In: Joam Evans Pim (Org.). Engineering Nonkilling Scientific Responsability and the Advancement of Killing-free Societies. Honolulu: Center for Global Nonkilling, 2011, p. 121-148.

  • D´AMBROSIO, U.. The Transmission nd Acquisition of Mathematics in Latin America. In: Victor Katz; Constantinos Tzanakis (Org.). Recent Developments on Introducing a Historical Dimension in Mathematics Education. Washington: Mathematical Association of America, 2011, p. -251.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

  • D´AMBROSIO, U.. Um Estudo de História Institucional da Matemática no Brasil pós-guerra. In: 5º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2011, Castelo Branco - Portugal. Actas do 5º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. : , 2011. p. 11-122