Publicações de 2014

Publicações por ano

Artigos completos publicados em periódicos

  • D´AMBROSIO, U.. The past and future of For the Learning of Mathematics: a personal view. For the Learning of Mathematics, v. 34, p. 3-4, 2014.

  • D´AMBROSIO, U.. A Educação Matemática e o Estado do Mundo: desafios. Em Aberto, v. 27, p. 157-169, 2014.

  • D´AMBROSIO, U.. A Internacionalização da Educação Matemática na América Latina. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 9, p. 7-21, 2014.

  • D´AMBROSIO, U.. Las bases conceptuales del Programa Etnomatemática. RLE (Pasto), v. 7, p. 181-188, 2014.

  • VIEIRA, N.; D´AMBROSIO, U.. Do curriculum trivium ao conhecimento trivium: um estudo do desenvolvimento do conhecimento trivium nos professores de matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 9, p. 87-106, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições

  • D´AMBROSIO, U.. Ensino de Matemática. Pontos e Contrapontos. 1. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2014.

Capítulos de livros publicados

  • D´AMBROSIO, U.; DAUBEN, J. W.; PARSHALL, K. H.. Mathematics Education in Latin America in the Premodern Period. In: Alexander Karp; Gert Schubring (Org.). Handbook on the History of Mathematics Education. New York: Springer, 2014, p. 186-196.

  • D´AMBROSIO, U.. Uma síntese do Programa Experimental de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UNICAMP/OEA/MEC (1975-1982). In: Robert Nardi; Terezinha Valim Oliver Gonçalves (Org.). A Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Memórias, Programas e Consolidação da Pesquisa na área. São Paulo: Livraria da Física, 2014, p. 56-84.

  • D´AMBROSIO, U.. The Galois Legacy, In the Steps of Galois. In: Fabio Maia Bertato; José Carlos Cifuentes; Jean-Jacques Szczeciniarz (Org.). Proceedings of the Evariste Galois Bicentenary Meeting. Paris: Hermann Editeurs, 2014, p. 13-38.

  • D´AMBROSIO, U.. Introduction. Traversing the Path of Mathematics Education in the Southern Americas. In: Hector Rosario,;Patrick Scott; Bruce Vogelli (Org.). Mathematics and its Teaching in the Southern Americas. Singapore: World Scientific Publications, 2014, p. 11-28.

  • DAMBROSIO, Ubiratan; D´AMBROSIO, U.. Colonialism and Science in the Americas. In: Helaine Selin (Org.). Encyclopaedia of the History of Science, Technology, and Medicine in Non-Western Cultures. New York: Springer, 2014, p. 1-18.

  • D´AMBROSIO, U.. Science of the Native Americans. In: Helaine Selin (Org.). Encyclopaedia of the History of Science, Technology, and Medicine in Non-Western Cultures. New York: Springer, 2014, p. 19-25.

  • D´AMBROSIO, U.. Conocimientos y valores humanos. In: Ana Cecilia Espinoza Martínez; Pascal Galvani (Org.). Transdisciplinariedad y formación universitária: yeorías y práticas emergentes. Puerto Vallarta, Jal.: Centro de Estúdios Universitários Arkos, 2014, p. 25-44.

  • D´AMBROSIO, U.. Emoções como uma Estratégia de Transcendência. In: Norval Baitello Junior; Christoph Wulf (Org.). Emoção e Imaginação: Os Sentidos e as Imagens em Movimento. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014, p. 113-128.

  • D´AMBROSIO, U.. Interview. In: Karp, Alexander; Roberts, David Lindsay (Org.). Interview. Roterdam: Sense Publishers, 2014, p. 57-67.

  • D´AMBROSIO, U.. Lições do Passado e Perspectivas para o Futuro. In: Ana Maria Haddad Baptista; Rosemary Roggero (Org.). Tempo-Memória em Educação. São Paulo: BT Acadêmica, 2014, p. 267-280.